A Black Princess, pertencente ao Grupo Petrópolis, que engloba marcas como Itaipava, Crystal e TNT,é uma marca de cervejas da categoria premium. A marca possuía apenas dois rótulos em seu portfólio e percebia um envelhecimento de seu público consumidor.


Como o trabalho de posicionamento colocou a marca entre as mais vendidas?

 

Explorando esse posicionamento além das gôndolas. 
O Steampunk da marca invadiu os eventos, tomou conta dos materiais de PDV, gerou ativações e ações com influenciadores, possibilitou lançamentos de novos rótulos sazonais, ações co-branded e desenvolvimento de produtos proprietários. Com tanto sucesso, a Black Princess já atingiu 6 mil menções orgânicas com fotos publicadas por usuários, além de saltar da 6ª para a 4ª posição no ranking das mais vendidas.

 

Desafio

Com o crescimento do mercado de cervejas especiais, nosso desafio era reposicionar a marca para essa categoria, entendendo os principais assets de linguagem verbal e visual, além do comportamento dos consumidores, para com isso rejuvenescer o público da marca. E o mais importante, criar relevância numa categoria de baixa fidelidade.

Estratégia

Utilizando Desk Research, pesquisa de campo e Focus Group, construímos uma plataforma de marca e posicionamento, além de nova identidade visual e verbal. Após o processo, a marca contou com um mapa de valor e essência, contexto, territórios, público e benefícios proprietários, além de novas personas, manifesto, tom verbal, trilhas musicais, signos, universo visual e fotográfico. Para isso, nos apropriamos do Universo Steampunk (subgênero de ficção científica do final dos anos 80). Traduzido para a Black Princess, desenvolvemos uma marca mais inovadora, sem deixar de lado todas as histórias para contar, desde sua criação em 1882. 

Resultados

Marca mais vendida

+15M

Pessoas impactadas

+3,6M

Views no vídeo da campanha

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