A Black Princess, pertencente ao Grupo Petrópolis, que engloba marcas como Itaipava, Crystal e TNT,é uma marca de cervejas da categoria premium. A marca possuía apenas dois rótulos em seu portfólio e percebia um envelhecimento de seu público consumidor.
Como o trabalho de posicionamento colocou a marca entre as mais vendidas?
Explorando esse posicionamento além das gôndolas.
O Steampunk da marca invadiu os eventos, tomou conta dos materiais de PDV, gerou ativações e ações com influenciadores, possibilitou lançamentos de novos rótulos sazonais, ações co-branded e desenvolvimento de produtos proprietários. Com tanto sucesso, a Black Princess já atingiu 6 mil menções orgânicas com fotos publicadas por usuários, além de saltar da 6ª para a 4ª posição no ranking das mais vendidas.
Desafio
Com o crescimento do mercado de cervejas especiais, nosso desafio era reposicionar a marca para essa categoria, entendendo os principais assets de linguagem verbal e visual, além do comportamento dos consumidores, para com isso rejuvenescer o público da marca. E o mais importante, criar relevância numa categoria de baixa fidelidade.
Estratégia
Utilizando Desk Research, pesquisa de campo e Focus Group, construímos uma plataforma de marca e posicionamento, além de nova identidade visual e verbal. Após o processo, a marca contou com um mapa de valor e essência, contexto, territórios, público e benefícios proprietários, além de novas personas, manifesto, tom verbal, trilhas musicais, signos, universo visual e fotográfico. Para isso, nos apropriamos do Universo Steampunk (subgênero de ficção científica do final dos anos 80). Traduzido para a Black Princess, desenvolvemos uma marca mais inovadora, sem deixar de lado todas as histórias para contar, desde sua criação em 1882.
Resultados
4ª
Marca mais vendida
+15M
Pessoas impactadas
+3,6M
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