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Saiba como é um plano de comunicação

Verbo /5 de março de 2018

Muitas ideias geniais são ignoradas ou simplesmente não dão certo pela falta de um plano de comunicação. Você já pensou nisso? Pois então, isso acontece com muitos empresários brasileiros.

É comum vermos pessoas afirmando que têm dificuldades para criar um plano de comunicação eficiente, que traga bons resultados para as ideias e projetos.

Por conta disso, decidimos produzir esse conteúdo. Nele, explicamos como é um plano de comunicação e quais perguntas devem ser respondidas para criar um da melhor forma possível. Confira!

Afinal, o que é um plano de comunicação?

Para criar um bom plano de comunicação é preciso saber alcançar um público alvo utilizando os diversos canais de marketing como, por exemplo: relações públicas, publicidade e experiências. Sendo assim, o plano de comunicação é a decisão de quem é o alvo, com qual mensagem e como alcançá-lo.

Como mencionamos no início do conteúdo, não adianta você ter uma ótima ideia se o plano de comunicação não for dos melhores. Portanto, esteja totalmente atento com essas duas considerações antes de iniciar o planejamento.

Além disso, para criar um planejamento de comunicação, é preciso responder algumas perguntas. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo o conteúdo!

Qual é o objetivo principal?

Saber onde deseja chegar com o plano de comunicação é o primeiro passo para o sucesso. Isso porque não adianta de nada você começar um planejamento sem ter objetivos e sonhos que podem ser realizados.

Para definir o objetivo do plano de comunicação é necessário pensar no foco principal da campanha: Aumentar as vendas? Atrair novos clientes? Começar a fidelização de clientes? Gerar reconhecimento à marca?

Fazendo essas perguntas e identificando qual o objetivo principal do plano de comunicação, fica muito mais fácil de alcançar os resultados esperados pela empresa.

Com quem se comunicar?

O público-alvo que poderá proporcionar que o seu plano de comunicação seja um sucesso. Portanto, é necessário defini-lo da melhor forma possível.

Para isso, é necessário que você reflita sobre qual será o público-alvo da campanha que envolverá o plano de comunicação: Mulheres? Homens? Jovens? Idosos?

Além disso, é importante saber também qual a classe social do público, quanto de renda precisam receber mensalmente para adquirir um produto ou serviço da sua empresa.

Para você entender melhor e ter sucesso nessa definição, separamos um exemplo de público-alvo criado por nós: “Mulheres de 18 a 22 anos (jovens), estudantes, residentes da região Sul do país, classe alta, que possuem renda familiar entre 10 e 15 mil.

Existem também outra ótima forma de conhecer o público-alvo, que é definindo por clusters. Se você nunca ouviu falar, clusters são grupos de interesses em determinados assuntos ou em como se comportam. Essa é uma ótima estratégia, que facilitará para você encontrar o público nos canais certos, no momento certo.

Para definir os clusters, é necessário fazer algumas segmentações, como, por exemplo: demográficas, interesse, comportamentos, recorrência, ocasiões, financeiro e eventos, por exemplo.

Neste exemplo, os clusters ficariam desta forma:

Demográficas: Homens, de 30 a 45 anos, com filhos pequenos, que moram em Porto Alegre.
Interesse: Atividades com a família e todo o tipo de lazer.
Comportamentos: Viajar em família com frequência.
Recorrência: Usaram aplicativos para programar uma viagem recentemente.
Ocasião: Férias.
Financeiro: Renda familiar mensal acima de R$ 15mil.
Sazonais/Eventos: Carnaval.

Como comunicar?

Agora que você já sabe qual é o objetivo principal do plano de comunicação e com quem se comunicar, chegou o momento de entender como comunicar para que a mensagem seja entendida pelo público-alvo.

É importante lembrar que essa mensagem não será utilizada em apenas uma situação, muito pelo contrário, ela deve ser adaptada para todas as situações e canais que a sua empresa decidir investir. Portanto, crie uma mensagem direta e que possa ser utilizada em qualquer canal de comunicação.

Quais canais de comunicação utilizar?

Um plano de comunicação também precisa ser criado pensando em quais canais devem ser utilizados para comunicar o público-alvo. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa e analisar em quais canais o seu público está presente.

Jovens entre 18 e 22 anos, por exemplo, dificilmente lerão e serão impactados por anúncios em jornais, TV e rádio. Muito pelo contrário, é muito mais fácil encontrá-los nas redes sociais, como Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Portanto, tenha em mente que existem diversos canais de comunicação, mas você precisa definir o que corresponde ao seu público-alvo se quer alcançar ótimos resultados com o plano de comunicação.

Qual a diferença entre plano de comunicação e cronograma?

Muitas pessoas confundem plano de comunicação com cronograma, mas não estão completamente erradas, sabe por quê?

O cronograma é uma ferramenta muito semelhante com o plano de comunicação, isso porque também faz o planejamento e o controle de todas as tarefas e prazos de um determinado projeto. Além disso, para ter sucesso em um plano de comunicação, é extremamente necessário utilizar um cronograma.

Isso significa que, além das funções serem parecidas, o plano de comunicação precisa do cronograma para gerar bons resultados. Essa é a explicação e o motivo pelo qual muitas pessoas ainda confundem essas duas ferramentas.

E aí, aprendeu o que é um plano de comunicação e como criá-lo? Então, deixe seu comentário abaixo. Com certeza ele será muito importante para nós!

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