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Como aplicar estratégias de Propaganda e Marketing na minha empresa?

Verbo /2 de março de 2018

Gasto dinheiro e perco tempo com promoções que não me ajudam. Como o Marketing e a Propaganda podem reverter esta balança e me fazer lucrar?
Esta é uma pergunta que muitos empreendedores e administradores deveriam fazer todos os dias. Muitos ainda confundem marketing com aplicação de descontos e, quase sempre, acabam insatisfeitos com os resultados de suas iniciativas para aumentar as vendas. Atrair novos clientes é uma tarefa que exige conhecimento, ferramentas adequadas e ações pensadas, calculadas. Isto se chama Marketing. É o estudo do mercado e a aplicação de soluções para que as companhias atraiam sempre novos clientes. Então, refazendo a pergunta, por que você deve aplicar estratégias de Propaganda e Marketing na sua empresa?

O Marketing não é achismo, é ciência
Em primeiro lugar, é preciso entender que o Marketing tem uma gigantesca base teórica e vários estudiosos que, há pelo menos um século, vem bisbilhotando o comportamento das pessoas enquanto consumidores. Portanto, a probabilidade de você obter sucesso utilizando as teorias e técnicas do Marketing e da Propaganda são infinitamente maiores do que simplesmente ir testando ações sem nenhum planejamento prévio.
Em segundo lugar, passamos por três grandes revoluções em pouquíssimo tempo: a industrialização moderna, a globalização e a internet. Este três fenômenos, juntos ou isolados, geraram profundas mudanças nos padrões sociais, econômicos e culturais, que afetam diariamente a forma como consumimos todos os tipos de coisas, desde informações até bens, como uma tesoura ou um carro. E a disciplina que estudou minuciosamente estas alterações, registrando-as e mostrando padrões comportamentais que podem ajudar as empresas é, justamente, o Marketing. Por isso, ter boas estratégias de Propaganda e Marketing é essencial para conhecer, entender e entregar aos seus clientes o produto ou serviço que eles buscam.

Economize tempo, aumente os lucros
Se o Marketing já estuda e registra os comportamentos do consumidor, por que não utilizar deste conhecimento em seu benefício? Com as estratégias certas, a sua empresa certamente irá economizar dinheiro e lucrará mais. Como isso é possível?

  • As ferramentas de marketing permitem descobrir e conhecer profundamente o seu público e os nichos dentro dele. É possível conhecer seus hábitos, suas vontades e necessidades e, até, o seu comportamento dentro das redes sociais.
  • Estratégias corretas mostram mídias, canais e formas mais eficazes de falar com cada um destes nichos, de forma direta e sem desperdícios.
  • Falando em uma linha direta com seus clientes, você tem muito mais chances de conversão (venda). Se alguns já forem seus clientes, poderão refazer o ciclo de compra e aqueles que ainda não são, poderão comprar de você pela primeira vez. Logo, o seu lucro será maior: com as primeiras compras e com as compras repetidas.
  • Com simples ações de Marketing e Propaganda, você poderá fidelizar a marca da sua empresa aos clientes que tiverem uma boa experiência de compra.
  • Com uma boa estratégia de Propaganda e Marketing, a sua empresa poderá aparecer exatamente nos locais e nos momentos mais importantes da decisão de compra dos seus clientes e potenciais clientes.

Replique modelos de sucesso
Sim, o Marketing é uma ciência. Mas não é uma matemática exata e, por isso, é fundamental ter um planejamento estratégico bem definido, com metas alcançáveis e flexibilidade. Isso irá permitir que, durante a implementação das ações traçadas, os resultados sejam continuamente avaliados e sejam feitas pequenas correções no trajeto.
Desta forma, o que está dando certo pode se tornar um modelo de atuação para sua empresa e o que estiver com performance ruim, pode ser descartado e substituído por novas ações. Este tipo de atuação também permite melhorar sempre: basta pegar o que está com boa performance, repetir e modificar pequenos detalhes, observando se os resultados irão subir. Se sim, este novo modelo é o que deverá seguir na sua estratégia.

Conclusão
Não é à toa que empresas como a Coca-Cola despejam rios de dinheiro em suas estratégias de Propaganda e Marketing. Se elas investem tanto, é porque o retorno é infinitamente maior. E, guardadas as devidas proporções, qualquer empresa, de qualquer tamanho e segmento, pode – e deve – realizar ações de Marketing.
A diferença não está em simplesmente fazer alguma coisa, mas sim em como fazer: com planejamento. Utilizando as ferramentas certas, aplicando o conhecimento. De fato, dar tiro para todos os lados irá acertar um ou outro. Mas isso se torna caro, ineficiente e estressante. Invista num bom planejamento. Monte uma boa estratégia de Propaganda e Marketing para a sua empresa. Economize e lucre mais.

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