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Como criar um bom plano de marketing?

Verbo /5 de março de 2018

O marketing é o setor chave para o sucesso das empresas. Através das estratégias é possível gerar ótimos resultados, porém, não é tão fácil executar as campanhas como parece, muito pelo contrário, é preciso criar um plano de marketing muito eficiente.

Muitas empresas cometem o erro de começar a aplicar as estratégias antes de contar com uma agência de marketing que faça um bom plano de marketing. O que conseguem com isso? Resultados ineficientes e o pensamento de que o marketing não é capaz de trazer bons resultados para o seu nicho de mercado.

Então, se você quer contar com uma agência capacitada e criar um bom plano de marketing para alcançar bons resultados com as estratégias, está no lugar certo. Nesse conteúdo apresentamos 7 dicas para você criar um plano eficiente. Confira!

1 – Faça um planejamento eficiente

O planejamento é essencial em qualquer área, seja de marketing, vendas ou no ambiente interno. Isso porque através dele é possível definir os objetivos e as metas que devem ser alcançadas com a execução das ações.

No marketing esse plano é essencial, até porque não seria interessante que a sua empresa começasse a investir em campanhas se não tivesse um norte e um lugar que quer chegar com todo esse investimento, não é mesmo?

Portanto, antes de iniciar qualquer estratégia que envolva o marketing crie um planejamento. Assim, você terá objetivos e metas para alcançar e poderá cobrar dos colaboradores da sua empresa para que elas sejam cumpridas.

2 – Conheça os seus clientes e defina as personas

Se você não sabe, personas são personagens fictícios criados para representar os potenciais clientes, ou seja, aqueles que realmente se interessam e pesquisam sobre os produtos ou serviços que a sua empresa disponibiliza.

Portanto, conhecê-los é essencial para criar um bom plano de marketing, isso porque você terá noção do perfil de pessoas que está se comunicando, facilitando assim os processos e também a forma que a persona recebe a informação.

Para definir uma persona é necessário responder algumas perguntas:

  • Quais as informações demográficas dessa persona?
  • Quais são os seus principais objetivos?
  • Quais as dificuldades que enfrenta no dia a dia?
  • Como o produto ou serviço da minha empresa poderia ajudá-la?
  • Onde essa persona busca informação?
  • Quem são os principais influenciadores das suas decisões?

3 – Analise a concorrência

O terceiro passo para criar um plano de marketing eficiente é analisar e conhecer a concorrência, pois somente assim é possível tornar a sua empresa diferenciada das demais que disponibilizam os mesmo serviços e produtos.

Hoje em dia as pessoas são impactadas por diversos anúncios e promoções de empresas, principalmente na internet. Então, se você quer se diferenciar e alcançar bons resultados com o marketing, conheça cada detalhe da sua concorrência e tente estar sempre um passo a frente.

Fazendo isso, pode ter certeza que os resultados da sua empresa aumentarão, tanto de vendas como de satisfação dos clientes, sabe por quê? Os usuários buscam por diferenciais, e a sua empresa terá eles.

4 – Veja quais são as melhores estratégias para investir

Existem muitos canais disponíveis para investir, seja no marketing digital ou offline. Para decidir quais são os melhores para o seu tipo de negócio, é preciso ter a persona definida e conhecer os que ela mais visita.

Sua persona lê blogs diariamente? Invista em marketing de conteúdo. Sua persona está sempre ouvindo rádio? Crie campanhas nas emissoras de rádio. Sua persona passa a maior parte do seu dia nas redes sociais? Publique anúncios nas redes sociais. E assim por diante.

O que queremos dizer com isso é que sua empresa deve estar onde sua persona está. Não adianta você investir em propagandas no youtube, por exemplo, se o seu personagem fictício tem 60 anos e nem conhece essa plataforma, entende?

Claro que você não saberá disso da noite para o dia, até porque é necessário que uma agência de marketing especializada no assunto faça  uma pesquisa de mercado para identificar as melhores oportunidades e estratégias para sua empresa. Mas, pode ter certeza que, fazendo isso, os resultados serão muito melhores e eficientes.

Então, para criar um bom plano de marketing é necessário estar atento aos gostos da persona, saber quais canais ela mais acessa no seu dia a dia e quais seriam as estratégias ideais para impactá-las da melhor forma possível.

5 – Acompanhe a execução do trabalho

Acompanhar a execução das estratégias de marketing é essencial para analisar os dados, fazer um diagnóstico completo e, se for necessário, otimizar as campanhas para que a empresa não sofra com resultados ineficientes.

Se o investimento em um palavra-chave no Google, por exemplo, não traz resultados, pode acabar sendo bastante prejudicial para sua empresa, principalmente na questão financeira. Portanto, ficar de olho em todas as estratégias e os resultados que elas estão trazendo durante o projeto é crucial.

Algumas empresas optam pelo acompanhamento mensal, outras quinzenal, e algumas fazem semanalmente essa análise. Isso vai depender dos recursos da sua empresa, mas tenha em mente que esse acompanhamento é essencial para o sucesso das campanhas.

6 – Envolva toda a empresa no plano de marketing

Todos os colaboradores da empresa devem estar por dentro do plano de marketing, sabe por quê? Pois serão eles os responsáveis por executar as campanhas e alcançar as metas e objetivos estipulados no planejamento.

Além disso, é importante lembrar que os funcionários devem ser envolvidos no início do projeto, e também precisam dar opiniões desde o momento do planejamento até a mensuração dos resultados. Isso porque todas as ideias são válidas e podem fazer diferença na hora da execução.

Então, o ideal é reunir os integrantes do projeto e fazer uma reunião para pensar no plano de marketing. Assim, todos eles estarão a par dos objetivos da empresa e poderão ajudar com insights para que ela alcance-os.

7 – Mensure os resultados

Não adianta você criar um ótimo plano de marketing, ter sucesso em todas as dicas que apresentamos até aqui se não conseguir mensurar os resultados no final. Até porque, qual seria a graça de alcançar os objetivos e as metas sem saber como e por quê?

Portanto, além de criar um plano de marketing eficiente, é indispensável que você faça a mensuração constante dos resultados, visando analisar se o direcionamento e as estratégias estão saindo como o esperado. Caso não estejam, você terá como conversar com os colaboradores para reunir ideias e mudar este cenário.

E aí, gostou das dicas para criar um bom plano de marketing que apresentamos no conteúdo? Então, separamos outro artigo sobre plano de comunicação (linkar para o 1º artigo) que também será interessante para você!

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